A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo [livro 1]

  O cardápio de hoje do Café tem um gostinho de ferro, uma pitada de emoção e intriga, muito sangue e uma pequena cobertura de neve! Falaremos sobre um grandioso livro que já é sucesso no mundo inteiro... Desembainhem suas espadas, peguem suas capas e continuem lendo!



  Não tem como falar de um grande livro sem antes falar do grande gênio por trás de tudo, George Raymond Richard Martin. 
  Martin é um gordinho simpático, com aparência de Papai Noel e um intelecto sem tamanho. Nascido em 1948, além de escritor é roteirista. Martin é formado em jornalismo. Trabalhou cerca de dez anos em Hollywood como escritor e produtor de algumas séries e filmes de grande sucesso. Louco por quadrinhos desde sua infância (de onde ele diz ter vindo sua inspiração para se tornar escritor), escreveu muitos contos de ficção científica, horror e fantasia, começando na década de 70. Como sempre, não foi um inicio fácil para Martin, mas nada que o desanimasse. Já na década de 80, Martin entra para a televisão e começa a trabalhar como editor de livros, a aclamada série Wild Cards.

  Em 1991 Martin volta a escrever livros, iniciando assim a grandiosa série de fantasia épica A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo). O primeiro volume (que falaremos nesse post) foi publicado em 1996. A premissa de Martin é completar a série com sete volumes (e conhecendo os três primeiros, garanto que será muito mais páginas do que nos mostramos acostumados).
  Vamos ao livro...
 A Guerra dos Tronos é o livro inicial da saga de mistérios, intrigas, romances e aventuras de Westeros, um mundo fictício onde as estações duram anos e o inverno é calamitoso. Somos apresentados a personagens com características únicas e originais. A narração se divide em três linhas de história principal simultaneamente.
  Um livro pesado, agressivo, violento. Mas não é só de sangue que é construída a história da Guerra dos Tronos, e sim de um intenso jogo de poder para decidir quem ficará com o Trono de Ferro e governará os Sete Reinos de Westeros.
  Temos como personagem inicial o Lorde Eddard “Ned” Stark, patriarca de uma das grandes casas nobres dos Sete Reinos. Senhor de Winterfell e Guardião do Norte. Um homem com um grandioso senso de justiça e honra. Com uma personalidade bem reservada e um semblante frio. Ned é casado com Catelyn “Cat” Tully, com a qual tem cinco filhos, além do filho bastardo Jon Snow.
  Ao longo da história somos apresentados aos outros componentes deste ardiloso jogo de poder, cada um cativante ao seu modo...
  Como disse acima, o livro segue três linhas de história: a vida nos Sete Reinos; aos Patrulheiros das fronteiras do norte na grandiosa Muralha; e à vida além do Mar Estreiro, ao leste de Westeros, com uma tribo de bárbaros. Cada capítulo do livro se concentra na narrativa focada em uma única personagem.

  Difícil resenhar sobre A Guerra dos Tronos sem apresentar nenhum spoiler, mas é um livro que recebeu muitas críticas positivas até hoje, fez um estrondoso sucesso no mundo inteiro e já venceu três das cinco premiações a qual foi indicado. Simplesmente um livro que prende o leitor já nas primeiras páginas, facilitando a leitura de suas 592 páginas.

  E para os preguiçosos de plantão, caso ainda não saibam (em que mundo vocês vivem?), em abril deste ano estreou a série de televisão produzida pela HBO. Uma adaptação muito fiel e bem filmada, com excelentes cenários e personagens muito parecidos com os descritos no livro (pelo menos do meu ponto de vista). São 10 episódios que são facilmente assistidos em uma leva só!

E tenho dito...

1 comentários:

Leocimar disse...

É,mais uma vez bem escrito, também, pelas mãos do nosso querido,tudo feito com perfeição.... Eu já assisti o seriado, muito bom mesmo, primeiro que fala sobre uma época que pouco conhecemos, a não ser de ver em filmes, livros e historias contadas pelos professores. No começo do seriado fiquei com medo de alguns personagens e com raiva de outros, no final tudo se inverteu, porem amei a historia, mesmo só tendo assistido, sem ler o livro, que deve ser bem melhor! Parabéns meu caro, ler é sempre muito bom....

Postar um comentário